O distrito de Évora no contexto do mercado global: a atuação e a representação das empresas e empresários do sector do mármore (1946- 1986)

Os mármores são, de entre todas as rochas, a pedra mais nobre e mais procurada para ornamentação. Neste sentido e dada a importância dos mármores no contexto do sector extractivo, a primeira iniciativa a realizar no âmbito deste grupo de trabalho, incide precisamente no estudo dos mármores de Estremoz, Borba e Vila Viçosa.
Desta forma e na continuação de estudos anteriores, a investigação intitulada “O Distrito de Évora no contexto do mercado global: a atuação e a representação as empresas e empresários do sector do mármore (1946-1986)” pretende estudar esta componente ligada ao mundo empresarial, tendo com objectivos:

. Conhecer as empresas e empresários do sector dos mármores presentes nestes três concelhos pelo período de 1946-1986, identificando a sua constituição, aumento de capital, alteração de pacto social dissolução ou continuidade.
. Perceber que investimentos foram sendo feitos por estas empresas e compreender a sua deslocação de outras regiões para o Alentejo ou vice versa.
. Por último identificar estratégias comerciais no âmbito nacional e internacional
 
Este estudo permitirá conhecer um sector económico muito importante no Distrito de Évora e contextualizar o mesmo no âmbito nacional.Como resultados prevê-se a constituição de uma base de dados a disponibilizar futuramente e a publicação de vários artigos científicos, além da participação e organização de eventos científicos nacionais e internacionais.
 
Conta este estudo com os seguintes investigadores
Coordenação Científica: Armando Quintas
Investigadores Principais: Armando Quintas e Ana Cardoso de Matos
Bolseiro de Investigação Científica:João Gonçalves

 Financiamento:
CIDEHUS – Universidade de Évora (Bolsa para licenciado no âmbito dos Fundos FCT)